Noite dedicada 100% à música preta abre o Festival na sexta-feira, dia 16 de janeiro
O clima de pré-Carnaval toma conta da Marina da Glória com mini desfiles das Escolas de Samba Imperatriz, Beija-flor, Vila Isabel e Mangueira, e mais os blocos Sofridão e Bloconcê
Para Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta, o evento é um movimento cultural que nasceu no samba, cresceu no Carnaval e hoje é o palco da música brasileira que abre o verão carioca. Para ele, a ideia é simples: reunir público, artistas e parceiros em encontros inesquecíveis, com segurança e estrutura. “Em 2026, o festival volta mais diverso e mais conectado com a cidade. O samba continua sendo a nossa essência e o funk ganha ainda mais espaço na programação, ao lado de tantos outros ritmos da música brasileira. O verão começa aqui e a gente quer todo mundo junto pra ser feliz de novo”, afirma.
Vai começar
Na sexta-feira, dia 16 de janeiro, a noite é dedicada à música preta. No Palco Guanabara, à beira da baía, a potência da banda BaianaSystem se mistura à revelação feminina Rachel Reis. No mesmo espaço, se apresenta uma das vozes mais marcantes do rap nacional, o rapper BK’. No Palco Lapa uma reunião de novos artistas com nomes que fazem parte da história da black music. Das quebradas paulistas chega o rapper Rael, que divide o palco com Rincon Sapiência. O trio Os Garotin, formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, traz sua mistura R&B, Soul e Pop para o Universo Spanta, que também reserva espaço para a apresentação de Iscarlett, vencedora da competição Voa Sabiá de 2025 e primeira atração a ser confirmada para a edição de 2026. E na Passarela do Samba o agito é garantido pelo Bloconcé famosos por ter repertório totalmente dedicado à diva pop Beyoncé.
“A abertura do Spanta é um momento que a gente sempre pensa com muito cuidado. Agora, para 2026, resolvemos abrir o evento com a ‘Noite Preta’ exatamente para apresentar a música negra na sua variedade de estilos e com a potência destes artistas convidados. Isso só reforça a nossa posição como um festival diverso e inclusivo e essa noite vai ser incrível. Só vendo para entender”, afirma Max Viana, que divide a direção musical do festival ao lado de Guacira Abreu.
No dia seguinte, sábado, 17 de janeiro, a programação mantém a tradição do Universo Spanta de misturar gêneros musicais e leva ao Palco Guanabara a boiadeira Ana Castela, que faz sua estreia no festival. Com seu som que mistura funk carioca e trap, Mc Cabelinho convida a rapper e compositora Budah. E, para completar a noite, o ritmo potente com remixes de grandes sucessos de Dennis. No Lapa, a descontração sobe ao palco com o bloco Sofridão, que embala o público com o ritmo da sofrência, da pisadinha, do sertanejo e do funk. E o rapper 2ZDINIZZ com uma sonoridade que mistura rap, boombap, R&B e samba.
E tem mais samba no primeiro sábado: na Passarela do Spanta, a Imperatriz Leopoldinense e a Estação Primeira de Mangueira esquentam os tamborins com ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira em um aquecimento para o Carnaval da Sapucaí. E no Palco A Roda, o grupo Cozinha Arrumada, conhecido por transformar qualquer lugar em uma verdadeira “roda de terreiro”, com muita energia e um repertório que respeita as raízes do gênero.
No primeiro domingo do Universo Spanta,18 de janeiro, o Palco Guanabara tem animação garantida do axé pop de Ivete, que traz para a Marina da Glória sucessos como “Vampirinha” que prometem embalar o carnaval de Salvador em 2026. O pagode alegre do grupo Pixote, com o vocalista Dodô, está de volta ao Spanta. O sertanejo com a voz potente de Lauana Pradocompleta a programação. No Lapa, gêneros musicais diferentes fazem a mistura típica do Spanta. As batidas do Baile do Buchechahomenageiam a história do funk carioca com convidados. Já o tradicional bloco Fogo e Paixão, que reúne multidões no Rio de Janeiro, promete animar o público com seu repertório brega. Na Passarela, a Beija-Flor de Nilópolis e a Vila Isabel ocupam a Marina da Glória com hinos que marcaram a história do Carnaval. E Nego Álvarocomanda o samba no Palco A Roda.