Daniela Mercury será uma das atrações centrais da 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro, que acontece neste domingo, 23 de novembro, em Copacabana. A cantora, que também atua na defesa dos direitos humanos, se apresenta às 11h no trio elétrico, após o início oficial do evento às 9h, na Avenida Atlântica.
O trio que recebe Daniela é promovido pelo aplicativo de relacionamento gay Grindr, que participa pela primeira vez da Parada carioca. De acordo com a Agência Brasil, o mesmo trio contará ainda com apresentações de Aretuza Lovi, Romero Ferro, Traemme, Kako e Eddylene Água Suja, artistas que representam diferentes vivências da comunidade LGBTI+. A programação inclui também os DJs Thales Sabino (disco e tribal), Vini Benincasa + Paranoia (pop e funk) e Clementaum (bate-leque).
A edição deste ano tem como tema “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”, reforçando as três décadas de mobilização no Rio e destacando a importância do engajamento coletivo na defesa dos direitos da população LGBTI+.
O Grupo Arco-Íris, responsável pela organização, lançou ainda uma iniciativa nas redes sociais convidando o público a enviar fotos de edições anteriores. As imagens escolhidas irão compor mosaicos na comunicação desta edição, criando um registro afetivo da trajetória do evento.
Mais do que um encontro festivo, a Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio reafirma a luta por respeito, cidadania e inclusão, fortalecida também pelas ações culturais e sociais que integram a Semana do Orgulho.